O mercado de aplicativos definitivamente não para de crescer. Dados da consultoria Gartner, MarketsandMarkets e Forrester Research indicam que o setor movimenta atualmente cerca de R$ 68 bilhões em todo o globo, podendo atingir neste ano as incríveis cifras de R$ 88 bilhões.
O que fez com que o mercado de apps crescesse tanto em tão pouco tempo? Certamente o cenário econômico, tecnológico e cultural que experimentamos nesse momento contribuiu muitíssimo para essa notável evolução.
Hoje temos mais de 270 milhões de celulares em funcionamento no Brasil, um número bem superior ao de habitantes, que não chega atualmente aos 205 milhões. Quase 20% desses aparelhos são smartphones, o que colaborou para que em 2014 o acesso para internet através de dispositivos móveis superasse o feito em desktops.
Essa realidade propiciou o aumento considerável das relações de comércio que tem os dispositivos móveis como plataforma. No nosso país pelo menos 60% dos usuários de smartphone fazem compras mensais utilizando o celular, o que significa que 20 milhões de transações desse tipo são realizadas todos os meses no Brasil.
Com isso a popularização dos apps se tornou inevitável e, diga-se de passagem, muito bem-vinda. É inegável que é muito mais prático e confortável aproveitar as funções e recursos de um aplicativo do que depender dos sites móveis quando se está em um tablet ou smartphone.
Tanto isso é verdade que em 2013 os consumidores americanos passaram em média 2h19 dentro dos apps instalados em seus dispositivos móveis, deixando apenas 22 minutos para navegar na web móvel. Percebe-se então que essa tendência é mundial e só faz crescer, o que torna o investimento na área um grande negócio, inclusive quando estamos falando de pequenas ou grandes empresas.
Benefícios em se desenvolver aplicativos
A ideia de uma empresa contar com seu próprio aplicativo vem se tornando cada vez mais atraente, independentemente do tamanho do empreendimento em questão. O fato é que com o crescimento vertiginoso desse mercado tornou-se ainda mais necessário tornar negócios físicos ou até mesmo virtuais ainda mais móveis.
Estar presente nas redes sociais, ter um site funcional e até mesmo um e-commerce deixaram de ser opções do empreendedor e empresário para se tornarem requisitos fundamentais a sobrevivência de qualquer negócio. Fazer um aplicativo de sua marca ainda é uma questão de escolha, mas certamente não por muito tempo.
É interessante observar que hoje já temos várias razões que justificam esse tipo de investimento por parte de uma empresa. Por exemplo, fica claro que a partir da implementação do aplicativo de uma marca os clientes tendem a ser muito mais fidelizados por ela, já que a tem na palma da mão praticamente o tempo todo. Na hora de lembrar de um serviço ou produto do seu nicho você acabará sendo a escolha mais óbvia e acertada por parte dele.
O relacionamento entre o cliente e a empresa também acaba se estreitando de forma muito positiva, assim como o acesso dele as suas informações, lançamentos, promoções e eventos também aumenta muito. Fica mais fácil obter daqueles que te seguem um feedback sincero e o app se torna inclusive um canal de sugestões realmente interativo, aberto 24 horas por dia, sete dias por semana.
São várias as marcas que encontraram nos aplicativos uma ótima maneira de se aproximarem de seus consumidores, servindo-os melhor e consequentemente lucrando mais. O Facebook talvez seja a empresa que mais tem tido sucesso com esse tipo de estratégia, já que seu app contabiliza mais de 115 milhões de usuários, isso sem falar do Messenger Facebook, criado para facilitar a troca de mensagens dos internautas e que foi baixado por 39 milhões de pessoas.
Mas os cases a serem elogiados e seguidos não param por aí, é claro. Temos vários outros apps que vem servindo muito bem às suas empresas. É o caso do Neslté Receitas, que ao ser lançado em 2009 passou quase 20 dias entre os 10 aplicativos mais baixados na iTunes Store Brasileira. A proposta aqui era oferecer um serviço ao usuário, mantendo-se assim presente em sua rotina, mas existem outras opções tão viáveis e interessantes quanto.
Para fazer parte do dia a dia do público a Audi não poupou esforços e criou o aplicativo Audi A1 Beat Driver, um jogo em que o usuário pode pilotar um dos modelos da marca ao som de famosas bandas de rock da atualidade. A Porto Seguro, por sua vez, possibilitou através do seu app o acionamento de socorro imediato em caso de acidentes, sem obrigar que seus clientes falem com atendentes em momentos críticos como esses.